
Participação na 14ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa 2022
No passado dia 18 de novembro realizou-se a cerimónia de abertura da 14.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa organizada pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) no Legend Boulevard da Doca dos Pescadores de Macau.
As obras trazidas a esta exposição pela escultora Maria Leal da Costa remetem-nos para a relação de longa data de Portugal com o mar. O mar enquanto espaço geográfico que, in illo tempore, intrépidos navegadores trataram de desbravar, abrindo rotas de navegação, avizinhando culturas e impulsionando um primeiro grande movimento de globalização. Mas também, em paralelo, o mar como entidade poética e espiritual, que ressoa nos versos de Camões ou de Pessanha, de Pessoa ou de Sophia, impregnando na sua diversificada simbologia o imaginário colectivo português. Na proposta que a artista nos apresenta, convocam-se elementos reconhecíveis desse imaginário – as caravelas, os oceanos, o orbe terrestre -, indesligáveis da aventura marítima que um dia nos impeliu além deste lugar “onde a terra se acaba e o mar começa”, num ensejo de abraçar o imenso e lograr o mergulho emocional numa universalidade palpitante. – Carlos Baptista.
A cerimónia de abertura ocorreu com a apresentação dos vídeos sobre a cultura da China e dos Países de Língua Portuguesa, exposição de produtos dos PLP e de Macau, espectáculos de música e dança com características lusófonas apresentados pelos grupos artísticos, demonstração culinária, workshops e jogos tradicionais, entre outros programas, criando uma atmosfera convivial que atraiu muitos residentes e turistas em experiência de conhecer e experimentar.